sábado, 31 de maio de 2014

Jacinto







Dias deste achei em um supermercado uma planta diferente, um tal de jacinto . Comprei  sem saber nada dele.



Deixou um cheiro perfumado em casa, confesso que até um pouco forte.
A flor durou cerca de uma semana, cortei e ela continuou bonita.



Levarei para Irati para passar o inverno no jardim para que floresça na primavera, assim eu espero.

No site descobri:
http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2014/01/como-plantar-jacinto.html
Mãos à obra
>>> INÍCIO Os bulbos de jacinto adaptados para cultivo intensivo devem ser importados, pois não existem aqui empresas que os produzam. Na região de Holambra, há comércio de bulbos oriundos da Holanda. Não é recomendável a compra do material de produtores locais nem fazer uso da produção da própria propriedade. Os bulbos são perenes e, com o tempo, passam a contar com inflorescências cada vez menores, o que inviabiliza a atividade.
>>> ambiente Na fase de dormência, mantenha os bulbos fora do solo, em locais secos, ventilados e sem exposição ao sol. Para estimular e iniciar a brotação e o florescimento, exponha-os a climas mais frios (em ambientes com ar condicionado). Após esse período, plante-os em condições de luminosidade alta, mas sem exposição direta ao sol, para o lançamento das folhas e da inflorescência terminal. Se a intenção for o plantio em jardins, todo o procedimento deve ser realizado no outono, para que o bulbo receba o estímulo do frio no inverno e inicie a brotação e florescimento na primavera. Apesar de gostar de temperaturas baixas, o jacinto não tolera geadas.

>>> PLANTIO Escolha os bulbos sem manchas ou lesões, como podridões, e os maiores – acima de 5 centímetros – para produção de inflorescências com tamanho adequado. Em jardins, o plantio deve ser em solo bem revolvido e enriquecido com matéria orgânica. O bulbo deve ser enterrado com o ápice para cima a uma profundidade que tenha o dobro de seu tamanho e com espaçamento de um palmo entre um e outro. No caso de utilizar vasos individuais para produção comercial, recomendam-se recipientes de plástico (pote 12 ou 14) preenchidos com substrato leve, bem drenado, fértil e mantido úmido. Controle o uso de substratos ricos em matéria orgânica para não danificar o bulbo.
>>> propagação É feita por meio da separação de bulbilhos que se originam ao redor do bulbo-mãe após o florescimento. Cultive os bulbilhos para que cresçam sem que recebam estímulos para florescimento. Quando se tornam bulbos de tamanho entre 6 e 8 centímetros, devem ser induzidos para o florescimento para obtenção de hastes florais maiores. Em condições artificiais, o estímulo deve ser realizado com a retirada dos bulbos do solo e com a poda das folhas amarelecidas e das raízes, para um período de repouso. Em um ambiente seco e ventilado, mantenha o material por quatro dias e, depois, armazene-o em local refrigerado de 4 ºC a 10 ºC por prazos mais longos. Plante os bulbos quando desejar produzir a flor.

>>> ADUBAÇÃO Use a formulação NPK 10-10-10 a 15 gramas por metro quadrado uma vez por mês para favorecer o aumento dos bulbos e bulbilhos em plantios em jardins. Reforce a adubação NPK 4-14-8 na época da floração para obter flores maiores e mais duráveis. Em vasos, jarras, floreiras, entre outros recipientes, o jacinto pode ser plantado no interior de ambientes próximos a janelas.
>>> covas Deixe de 15 a 20 centímetros de distância entre covas feitas em solo fresco. A profundidade pode variar de 10 a 15 centímetros.
>>> cuidados Os maiores problemas durante o cultivo do jacinto são as podridões causadas por bactérias que, em geral, ocorrem por excesso de umidade do solo ou do substrato. Por isso, evite deixar o solo encharcado. Quando perceber podridões, retire os bulbos danificados e elimine-os. Também é comum em plantios ao ar livre a presença de lagartas que devoram as folhas e bulbos e, em alguns casos, eliminam a planta. O combate às pragas pode ser manual ou utilize inseticidas indicados por um técnico responsável.

>>> PRODUÇÃO O jacinto floresce na primavera desde que plantado no início do outono. Se o plantio foi realizado no solo e a intenção é vender o jacinto como flor de corte, faça a colheita com uma tesoura bem afiada, cortando na base da haste floral e acondicionando-as em câmara fria. No caso de uso de vaso ou de outro tipo de suporte, as flores vistosas permanecem nos respectivos recipientes. Leve-as à comercialização no momento em que iniciar a abertura das primeiras flores.


Raio X
Solo: soltos, drenáveis e úmidos
Clima: frio
Área mínima: pode ser plantado em vasos
Colheita: na primavera

Custo: a unidade ultrapassa os R$ 20 no varejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário