domingo, 11 de maio de 2014

Flor de Maio

Quando estava indo para Irati, a porteira do meu prédio me deu umas mudas falando que eram orquídeas. Achei meio estranhas mas levei.
Plantei nos jardim de inverno sem pretensão nenhuma.


Passou um tempo e minha mãe ligou falando que uma orquídea havia florescido.  Orquídea?!




Dai entrei em meu blog favorito ( Jardineiro) e descobri minha nova mania.

Um dos cactos mais apreciados e difundidos, a flor-de-maio, floresce em pleno outono, o que lhe confere o nome de flor-de-natal no hemisfério norte. Por este motivo é bastante comercializado nestas época para presente. Seu caule é formado de várias partes (artículos) que podem ser destacados para formar novas plantas. A cada ano, após a floração, formam-se novos artículos que serão os responsáveis pela próxima florada. Suas flores delicadas, grandes e brilhantes, podem ser rosas, brancas, laranjas e vermelhas e atraem beija-flores.
Deve ser cultivado em substrato para epífitas misturado à terra vegetal, regada periodicamente, à meia-sombra. Fica muito bem isolada em vasos ou em combinação com outras epífitas, sobre árvores e paredes preparadas.
fonte: http://www.jardineiro.net/plantas/flor-de-maio-schlumbergera-truncata.html

Tirei uma foto (25/05/2014) da primeira muda que ganhei da Lú que trabalha no meu prédio.

Agora comprei mais uma que estava quase morta e ganhei mais uma muda.
Não vejo a hora de leva-las para casa.
Comprei mais algumas, rosa clara e mais uma roxa. As deixei mais perto da janela por achar que o solo estava muito úmido.
foto 25 de maio 2014.



Dia 29 de maio de 2014 floriu a primeira no apartamento.
dia 4 de junho.





Dia 8 de junho de 2014








Adoram locais que recebam bastante luz solar indireta (meia sombra) e de solo úmido mas não encharcado.
substrato ideal deve ter 1 medida de areia / 1 medida de terra / 2 medidas de humus de minhoca
Conforme as flores forem murchando, arranque-as para manter a saúde e a beleza da planta. Use seus dedos como pinça. Com o polegar e o indicador, puxe a flor com cuidado. Esse processo deverá ser feito várias vezes durante a floração.
Quando acabar a floração faça uma adubação pós floração: 1 colher de farinha de osso / 3 colheres de torta de algodão / 8 colheres de humus de minhoca
Depois de uns 3 meses faça a adubação para floração: 3 colheres de  farinha de osso / 1 colher de torta de algodão / 8 colheres de humus de minhoca
Enquanto a planta estiver dormente, durante o verão, conserve o solo mais seco e não adube.
Se quiser fazer uma muda, faça uma estaca com um pedaço de galho em qualquer época do ano, com exceção da época de floração

Nenhum comentário:

Postar um comentário