domingo, 18 de maio de 2014

Cultivo moreia

A primeira vez que ouvi falar em moreias foi quando a decoradora sugeriu que fossem plantadas nas floreiras laterais.
Descobri pela internet todas as informações menos quanto tempo demorava a florir.
Fui a algumas floriculturas e vi que a quantidade que eu queria ficaria um pouco caro. Resolvi pegar por onde via.  Principalmente em escritórios de venda de edifícios, elas sempre estão por lá; outras com minha madrasta e assim por diante.
As que plantei na floreira demoraram para vingar, como eu era principiante coloquei esterco fresco junto a cada muda....não deu certo, ou o melhor poucas vingaram.




 Depois plantei junto a elas umas dálias para dar volume,







 Transferi as dálias para outro jardim.



E só depois de mais um menos um ano veio a primeira flor. Apenas uma planta floriu.


Um dia voltando de um passeio com meus cachorros vi um prédio que havia arrancado todas para refazer o jardim. Enchi o porta mala do carro e levei para Irati.

Estranhamente, apesar de pouco tempo de plantio já floriram. Às vezes acho que quanto menos cuidado melhor ela vai. Não tenho foto dela, pois estava em Curitba.




Semelhante à Íris, a moréia ganha em rusticidade. A folhagem apresenta 40 a 50 cm de altura, com folhas dispostas em leque, coriáceas e de coloração verde-escura. As flores são dispostas de uma a três, em média, por inflorescência e são de cor branca, com uma mancha amarela próxima à base das sépalas. A floração ocorre durante toda a primavera e verão, estendendo-se até meados do outono. De baixa manutenção, sua utilização paisagística é ampla, combinando com diversos estilos de jardins. Pode ser cultivada isolada, em grupos, maciços ou como bordadura. Estão disponíveis outras variedades da planta.
Devem ser cultivadas em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares. Se desenvolve e floresce melhor em climas mais amenos. Multiplica-se por divisão da touceira, tendo o cuidado de reservar uma parte do rizoma para cada muda.
fonte: http://www.jardineiro.net/plantas/moreia-dietes-iridioides.html
Fotos do dia 25 de maio 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário