segunda-feira, 2 de junho de 2014

Pata de Elefante



Apaixonei-me pela pata de elefante.  Apesar de não ser uma planta barata tenho uma fixação por ela. Hoje tenho  11. As 2 primeiras que comprei me deram um baile até começar a aprender como lidar com elas.



No início achei que a geada tinha matado uma delas e a outra sem querer passei a enxada quando estava tirando o mato.
Esta foto abaixo ela estava no meio antes de eu podar sem querer.

A da geada passei para o jardim da frente que pegando muito sol esta ótima.




Já a segunda começou a soltar brotos e esta cada vez mais bonita.















As demais estou aos poucos colocando em vasos.











Abaixo pequisa da fonte: http://www.jardineiro.net/plantas/pata-de-elefante-beaucarnea-recurvata.html
  • Nome Científico: Beaucarnea recurvata
  • Nomes Populares: Pata-de-elefante, Biucárnea, Nolina
  • Família: 
  • Categoria: 
  • Clima: ,
  • Origem: 
  • Altura: 
  • Luminosidade: 
  • Ciclo de Vida: 
  • A pata-de-elefante é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e aspecto escultural. Apesar de se assemelhar com as palmeiras, a pata-de-elefante não é uma palmeira verdadeira. Ela é considerada um arbusto ou arvoreta, que pode alcançar cerca de 5 metros de altura quando adulta. Seu tronco é muito ornamental, geralmente único com a base dilatada, para o armazenamento de água. Uma adaptação para sobreviver por longos períodos de estiagem.
    Suas folhas são muito belas também, com um aspecto de cabeleira, dispostas em densos tufos nas extremidades dos ramos. Elas são coriáceas, achatadas, longas e recurvadas, com margens ásperas. As flores somente são produzidas nos exemplares mais velhos, já arbóreos. Elas despontam em inflorescências longas e eretas, com numerosas flores pequenas e esbranquiçadas. Ocorrem plantas fêmeas e plantas machos (espécie dióica).
    As patas-de-elefante fazem muito sucesso no paisagismo, criando pontos de destaque no jardim. Sua beleza imponente e escultural pode ser valorizada isolada ou em pequenos grupos. Encaixa-se perfeitamente em jardins contemporâneos, de inspiração desértica ou tropicais. Devido ao lento crescimento, também é muito explorada como planta envasada, enquanto é jovem, para decoração de interiores, pátios, sacadas e varandas. É uma planta que praticamente não exige manutenção, mas que alcança altos valores no mercado de plantas ornamentais.
    Deve ser cultivada sob sol pleno em solo fértil, bem drenável e irrigado a intervalos bem espaçados, para evitar o apodrecimento das raízes. Quando jovem, pode ser conduzida em ambientes internos, em locais com incidência solar direta (meia sombra). É muito rústica, tolerando o calor e o frio, não suportando apenas o encharcamento. Multiplica-se por estaquia e por sementes produzidas apenas nas plantas fêmeas.

2 comentários:

  1. http://plantumplantado.blogspot.com.br/2013/08/nolina-ou-pata-de-elefante-beaucarnea.html

    ResponderExcluir