sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Dicas de cultivo da orquídea-bambu - Arundina

Dicas de cultivo da orquídea-bambu - Arundina
O cultivo deste gênero de orquídea é bastante fácil, por ser rústica. É terrestre, podendo ser utilizada em jardins, jardineiras e vasos, desde que sejam de tamanho grande.
Água: Gostam de solo úmido, mas não encharcado. Portanto, as regas devem ser freqüentes, mas tomando cuidado para não molhar demais em cada rega. Em épocas mais frias, espaçar mais as regas.
Luz: gostam de ambientes ensolarados. Crescem mais bonitas a pleno sol. Não tente cultivá-las na sombra, pois você não terá sucesso. Tolera bem ambientes onde pega sol pelo menos metade do dia (manhã ou tarde).
Adubação: pode-se misturar adubo orgânico, como esterco curtido, ao solo.
Substrato (solo): este precisa ser bem drenado. O mais prático é misturar casca de pinus ou de côco junto com a terra para garantir que o solo não fique encharcado. Pode-se cultivá-la em vaso, desde que este seja grande e com pedriscos no fundo para ajudar no escoamento da água.
Multiplicação: a vantagem desta planta é que ela forma muitos brotos em suas hastes. Pela minha experiência de cultivo, as hastes antigas tendem a parar de florir, secam e começam a produzir brotos (veja as fotos abaixo). Estes brotos podem ser destacados e plantados em local protegido, preferencialmente em vasos, ao abrigo do vento, chuva e calor excessivo. Cada broto enraíza e forma uma nova planta. Mas é preciso ter paciência, pois este é um processo demorado, pois os brotos têm crescimento muito lento. Se você quiser resultado rápido, é melhor comprar plantas adultas. Também pode ser feita divisão de touceiras: retira-se a planta do solo e divide em duas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário