terça-feira, 3 de dezembro de 2013

MAranta

A maranta-variegada é planta de textura herbácea e folhagem muito ornamental. Com cerca de 80 centímetros de altura, ela apresenta folhas grandes, coriáceas e glabras, com uma combinação de cores interessante: verde, manchada de verde escuro, branco e prateado na face superior, e com a superfície inferior avermelhada. Suas flores são brancas em espiga e não têm importância ornamental.
A maranta-variegada é uma excelente forração, cobrindo áreas descobertas sob a copa das árvores, ou em renques junto a muros, com seu belo colorido o ano todo. É também muito procurada para decoração de interiores bem iluminados, plantadas em vasos, visto que poucas plantas apresentam colorido bonito nestas condições de luminosidade.
Deve ser cultivada sob meia-sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, irrigado regularmente. Adubações mensais leves são o suficiente para deixá-la vigorosa e bonita. Se for deixada sob sombra total ela definha e vai morrendo aos poucos. A maranta-variegada é um pouco mais sensível do que outras marantas e calatéias.
Para mantê-la sempre saudável respeite sua exigência de umidade, o ar seco pode ser muito danoso às suas folhas, provocando queimaduras e enrolamento. Caso seja necessário proteja-a do inverno rigoroso em estufas, já que não tolera geada. No início da primavera corte as folhas velhas para uma nova brotação. Multiplica-se facilmente por divisão das touceiras.


Marcado com: 
Categorias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário