domingo, 20 de outubro de 2013
quinta-feira, 10 de outubro de 2013
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
ravelama
ÁRVORE-DO-VIAJANTE…!!!
A árvore-do-viajante tem um aspecto escultural e peculiar, próprio das estranhas e belas plantas de Madagascar. Suas folhas são enormes, como as folhas de bananeiras e sustentadas por longos e fortes pecíolos, dispostos em leque. Entre estes pecíolos, a planta acumula água, que serve para matar a sede dos viajantes, e que acabou lhe valendo o nome popular. Quando estes pecíolos caem, ficam cicatrizes no caule lenhoso à semelhança das palmeiras. Apesar se ser comumente confundida com um palmeira, a árvore-do-viajante é relacionada com as estrelítzias (Strelitzia sp).
Esta planta de porte respeitável – atinge 8 metros de altura – e aspecto sensacional não é para qualquer jardim. Ela precisa de espaço para crescer bonita e ser adequadamente admirada. Pode ser utilizada isolada ou em grupos, com caule único ou em touceiras gigantes, preferencialmente em extensos gramados bem cuidados. A árvore-do-viajante é apropriada para grandes jardins residenciais, fazendas e parques. Ela é considerada um dos símbolos de Madagascar e é muito útil para os nativos, que extraem uma gordura sólida do seu caule e fazem coberturas com as fibrosas folhas.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em sol fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A árvore-do-viajante aprecia adubações orgânicas regulares e não é tolerante a longos períodos de estiagem. É uma planta essencialmente tropical, nativa de florestas quentes e úmidas e não tolera geadas ou frio intenso. O plantio em locais abertos e com ventos fortes faz com suas folhas fiquem rasgadas e feias. A árvore-do-viajante necessita de ricas adubações mensais para que cresça vigorosamente. Multiplica-se por sementes e por divisão das mudas que se formam junto à planta mãe.
Nome Científico: Ravenala madagascariensis / Origem: Madasgacar
Russélia - Russelia equisetiformis
Russélia - Russelia equisetiformis
Inflorescência da flor de coral |
A Russélia, também conhecida como flor de coral, é um arbusto escandente e fica bem em lugares elevados onde seus ramos pendentes possam ficar em evidência. Também pode ser cultivada em vasos e cestas suspensas.
Russélia amarela |
A planta é bastante ramificada e não é muito exigente com relação ao solo, quanto às regas basta molhar quando a superfície do solo estiver seca e mantê-la em lugar bem ensolarado. Sua multiplicação é obtida através de sementes e divisão das touceiras.
Detalhe das flores e sementes da Russelia equisetiformis var. alba |
"UMA DAS QUERIDINHAS DOS BEIJA-FLORES!"
Uma das espécies preferidas dos beija-flores, essa herbácea é uma ótimo opção para quem quer ter a companhia dessas belas aves no jardim.
Beija-flor-de-orelha-violeta na Russélia - Colibri-serrirostris |
Beija-flor-de-orelha-violeta na Russélia - Colibri-serrirostris |
Beija-flor tesoura na Russélia |
Ao sol o verde de suas folhas fica quase que fluorescente e forma um lindo degradê em composição com outras espécies de plantas no jardim. Nas fotos abaixo vemos a Russélia em composição com Bambuzinho-de-jardim -Bambusa gracilis e Cheflera variegata
Russélia em composição com Bambuzinho-de-jardim e Tamareira de jardim- Phoenix roebelenii
Suas flores despontam quase o ano todo e se apresentam nas cores creme e vermelha.
Russélia em composição com Bambuzinho-de-jardim e Cheflera |
Russélia em composição com Areca bambu |
Russelia equisetiformis var. alba |
Flores e Folhagem da Russélia |
- As flores são ornamentais e muito atrativas para beija-flores
- As folhas também são muito ornamentais
- Crescimento rápido
- Bastante rústica
- Em alguns casos pode tornar-se invasiva
- A Russélia é uma ótima opção para compor um maciço voltado para atrair beija-flores
Assinar:
Postagens (Atom)